Bomba de Incêndio – ABTF

6. Válvula principal de admissão de água com 4 polegadas

Apresentação da bomba de incêndio

P1 – Manômetro de Alta Pressão

Manômetro de alta pressão: Indica a pressão de saída da bomba de incêndio em alta pressão (0-60 bar).

P2 – Tacômetro do motor / Horímetro da bomba
P3 – Manômetro de Baixa Pressão

Manômetro de baixa pressão: Indica a pressão de saída da bomba de incêndio em baixa pressão (0-25 bar).

P4 – Vacuômetro

Manovacuômetro :Indica a pressão negativa (vácuo) que a bomba de incêndio atinge no momento da aspiração.

P5 – Stop – Paragem de emergência

O constante acionamento do botão de emergência (P5) em situações normais de operação, poderá trazer danos aos componentes dos sistemas integrados a bomba de incêndio.

P6 – Nível de água no tanque

Emite um sinal sonoro quando o nível de água atingir ¼ da capacidade.

P7 – Temperatura da água do motor
P8 – Regulador Automático de Pressão – RAP

•  É o responsável por controlar a pressão da Bomba de Incêndio – regulado em BAR.
  • Ao ser desligado, o RAP reduz automaticamente a pressão estabelecida na bomba de incêndio.
  •    Está configurado para elevar a pressão da bomba de incêndio para 8 BAR.

P9 – Lâmpada vigia de avarias diversas da bomba
P10 – Acelerador RPM
P11 – Lâmpada indicadora de PTO ligado
P12 – Lâmpada de funcionamento da bomba de escorva
P13 –Bomba de escorva
P14 – Sistema de proteção da cabine
P15 – Sinal acústico do nível de água
P16 – Iluminação do painel
P17 – Sistema de proteção dos pneus
P18 – Válvula Tanque-Bomba
P19 – Válvula Bomba-Tanque (Recircule)
P20 – Carretel de Baixa/Alta Pressão
P21 – Enrolamento do carretel de Alta Pressão

Sistema Mutiplicador de Pressão (BP/AP)

Baixa/Alta Pressão

A bomba de incêndio do ABTF conta com um sistema “mutiplicador de pressão”, através dele é possivel combater com as expedições mistas (mangotinho e expedição de 1”) e  expedições de baixa pressão simultaneamente, podendo configurar as expedições com pressões diferentes. Ex. 5 BAR nas expedições de 2” e 13 BAR na expedição de 1”.

A operação do sistema AP/BP é realizada através da uma alavanca de acionamento progressivo, que ao ser  movida (sentido direita p/ esquerda) aumenta gradativamente a pressão nas expedições mistas (mangotinho e expedição de 1”)  .

Em operação a alavanca do sistema AP/BP multplica de 1 a 4 vezes a pressão nas expedições mistas.

Para combate a incêndios utilizando as expedições de Baixa Pressão  a alavanca de seleção de pressão deve ser mantida na posição BAIXA PRESSÃO (conforme a imagem).

Presssão de trabalho nominal: 10 BAR

Para combate a incêndios através das expedições mistas (BP/AP), usando  ALTA PRESSÃO, a alavanca seletora de pressão deve ser posicionada na posição ALTA PRESSÃO gradativamente até atingir a pressão desejada.(conforme imagem).

Após o combate usando-se o sistema de ALTA PRESSÃO, a alavanca seletora deverá obrigatoriamente ser posicionada em BAIXA PRESSÃO (totalmente a direita).

A pressão máxima de trabalho em alta pressão é de 20 BAR, caso seja excedida as conexões do mangotinho poderão sofrer rupturas.